Psicologia & Terapia
Cognitivo Comportamental
A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é uma abordagem psicoterapêutica estruturada e diretiva, desenvolvida na década de 1960 pelo psiquiatra Aaron Beck. Baseada no modelo cognitivo, a TCC propõe que a forma como as pessoas interpretam as situações influencia diretamente suas emoções e comportamentos. Beck observou que pacientes com depressão tinham pensamentos negativos e distorcidos sobre si mesmos, o mundo e os outros, levando-o a criar um modelo cognitivo da depressão e a desenvolver a TCC como uma terapia de prazo limitado e voltada para o presente.
Princípios Centrais da TCC
A ideia central da TCC é que, ao mudar as crenças básicas do paciente sobre si mesmo, o mundo e as outras pessoas, é possível alterar como ele se sente, seus humores e seus comportamentos. Isso pode ser representado da seguinte forma:
Situação / Evento
↓
Pensamentos automáticos / Crenças
↓
Comportamentos (emocionais, comportamentais e fisiológicas)
Por exemplo, se uma pessoa está andando na rua e passa por um colega que não a cumprimenta, e pensa "Ele não gosta de mim" ou "Eu devo ter feito algo errado", ela pode sentir tristeza, rejeição, ter reações fisiológicas como um nó no estômago e um aperto no peito, e comportar-se de maneira a evitar o colega no futuro. Esses pensamentos automáticos e crenças distorcidas podem levar a uma interpretação negativa da situação, gerando desconforto.

Como Funciona a TCC na Prática
O processo terapêutico começa com a identificação e avaliação dos pensamentos automáticos. Por exemplo, ao caminhar até a sala do chefe, o paciente pensa que será criticado e sente um desconforto imenso, e começa a sentir medo como principal emoção. De forma conjunta, o paciente e o psicólogo analisam qual o tipo de distorção está ocorrendo em relação a essa emoção. Se for uma interpretação errônea, a terapia focará em corrigi-la com uma perspectiva mais adaptativa. Assim, em situações futuras semelhantes, o paciente terá uma resposta emocional mais equilibrada, comportamentos mais funcionais e reações fisiológicas reduzidas.
O psicólogo também ensina o paciente a identificar cognições negativas e distorcidas, que podem ser influenciadas por crenças pré-estabelecidas ou pela forma como o paciente enxerga o mundo. Ao encarar dados negativos de maneira mais realista e adaptativa e processar dados positivos de forma clara, o paciente desenvolve habilidades para lidar melhor com suas emoções e comportamentos.

De modo geral, a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é:
-
Estruturada
-
Diretiva
-
De prazo limitado
-
Utilizada para tratar uma variedade de transtornos psiquiátricos
A TCC se fundamenta na crença de que o afeto e o comportamento de um indivíduo são determinados na maioria pela forma como ele estrutura o mundo em sua mente. As cognições do sujeito se baseiam em atitudes ou pressuposições desenvolvidas a partir de vulnerabilidades biológicas e experiências de vida. As técnicas terapêuticas da TCC visam identificar e testar reações distorcidas, guiando os pacientes na construção de comportamentos mais funcionais e adaptativos. Buscar ajuda especializada não é um sinal de perturbação, mas sim um compromisso maduro com a saúde mental.


